TDT – Televisão Digital Terrestre

25 03 2011

Um  pequeno guia/resumo com as respostas as questões mais frequentes relativas à alteração para TDT.

Quando terei de mudar para o digital?

Todos os portugueses que não possuem televisão paga vão ter que mudar para o digital, segundo o ICP- ANACOM, entre Janeiro e Abril de 2012. A partir de Janeiro de 2012 e até Abril desse mesmo ano a mudança é obrigatória. De hoje até lá pode continuar a ver os 4/5 canais como até aqui ou mudar já hoje para o digital. Sim, se assim o desejar pode mudar já hoje.

Os televisores novos são compatíveis com a TDT?

Grande parte dos televisores mais recentes já possuem descodificadores integrados DVB-T com a norma MPEG-4/H.264. Se o seu televisor incorporar a tecnologia DVB-T e a norma MPEG4/H.264, não será necessário adquirir um descodificador. No entanto, existem vários modelos recentes de televisores que apenas descodificam a norma MPEG-2. Em caso de dúvida, deverá aconselhar-se com o vendedor do seu equipamento.

É necessário um descodificador por cada televisor ou basta apenas um para as várias televisões da habitação? E do prédio?

Por cada televisão que não seja compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, necessita de um descodificador de TDT compatível, uma vez que a execução de todos os comandos, como mudar de canal ou alterar o volume, por exemplo, passará directamente para o descodificador, através do seu telecomando. No entanto, perspectivam-se soluções mais avançadas que permitem ao utilizador descodificar o sinal da TDT e distribuí-lo para todas as habitações do prédio e divisões da casa com cabo de ligação à antena. Estas soluções, contudo, não deverão suportar a totalidade das funcionalidades da TDT.

Preciso de comprar uma antena nova para ver TDT?

Se já vê os canais da televisão gratuita através de uma antena exterior UHF (ou interior, caso tenha cobertura indoor) e respectiva cablagem, e está numa zona com cobertura TDT , em princípio apenas necessitará de adquirir um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, para cada televisor que não seja compatível com esta norma.

Terei de reorientar a minha antena para captar a TDT?

A reorientação da sua antena exterior estará dependente da localização dos emissores de TDT. Caso o emissor da TDT da sua área seja o mesmo que é utilizado actualmente no sistema analógico, em princípio não será necessário fazer ajustes. Caso contrário, será necessário reorientar a sua antena exterior. Apenas poderá ser utilizada uma antena interior em zonas com cobertura indoor.

Quais os equipamentos necessários para ter TDT?

Se está numa zona com cobertura TDT, é necessário ter uma antena de recepção UHF exterior (ou interior caso tenha cobertura indoor) e respectiva cablagem até às televisões em que pretende visualizar os canais. Necessitará ainda de adquirir um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, para cada televisão que não esteja preparada com esta tecnologia. Caso seja utilizador de um serviço de televisão por subscrição e todos os seus televisores estão ligados a este serviço, não será necessário proceder a qualquer alteração, já que a TDT não tem qualquer impacto nestes serviços.

Fonte : http://tdt.telecom.pt/


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: