Android & Windows Mobile

4 08 2010

Toda a grande paixão tras a si associada uma potencial grande desilusão… é o que sinto após ter experimentado o SO Android da Google.

Após leitura nas mais variadas fontes de informação de numerosos elogios a esta plataforma decidi experimenta-la, até porque o meu velhinho P3300 já se ressentia com as exigências dos dias de hoje.

O Android têm diversas virtudes e acho que ninguém consegue ficar indiferente ao facto de todas as funcionalidades do dispositivo serem facilmente acessíveis com o toque do dedo, menus grandes com boas áreas e facilmente ‘clicáveis’. É de fácil e intuitiva navegação, ‘looks good & feels good’. Mas não consigo deixar de referir que o ecrã do meu P3300 era muito mais preciso, uma questão de hardware talvez…

Foi quando realmente necessitei de o pôr a trabalhar no duro que me deparei com as reais dificuldades de uma plataforma talvez mais pensada para a área da diversão do que do trabalho.

O primeiro problema foi e logo à partida um risco assumido por mim, a perda do meu navegador preferido, o TomTom. Esta aplicação não se encontra disponível para este SO. Temos o Google maps e existem outras apps como o Copilot ou o Ndrive disponíveis, prefiro o TomTom, mas ok, consigo viver com isto pensei.

Depois de deparei-me com algumas questões relacionadas com privacidade, não consigo compreender porque é que uma simples aplicação para tomar notas necessita de ter acesso aos meus contactos, sms, localização, etc. Esta é uma situação problemática visto que a maioria das aplicações requer acesso a muita informação para a qual não consigo encontrar pertinência relacionada com o propósito da aplicação. Solução, desinstalar a aplicação e procurar outra. Nunca me deparei com este problema no Windows Mobile pensei.

Por ultimo uma ferramenta para mim imprescindível, o Excel. Na sua maioria as aplicações disponíveis para o Android são limitadas e grande parte não permite a edição de documentos. Necessito de uma aplicação disponível mesmo no caso de não ter rede logo a solução Google esta posta de parte e a alternativa passou por adquirir a app “documents to go”. É aqui que as comparações com o velhinho Windows Mobile ganham relevância. Ao contrário do Android, o WM com um hardware cuja capacidade da memoria e processador é significativamente inferior consegue abrir um livro de Excel com 5 folhas num ápice, não existe peca de consistência nas formatações, as formulas funcionam todas correctamente, compatibilidade 100% assegurada quando o xls é transferido para o PC, é o mínimo que se pode esperar de uma folha de calculo. Tenho de voltar ao Windows Mobile pensei…


Ações

Information

Deixe uma Resposta

