Android & Windows Mobile

4 08 2010

Toda a grande paixão tras a si associada uma potencial grande desilusão… é o que sinto após ter experimentado o SO Android da Google.

Após leitura nas mais variadas fontes de informação de numerosos elogios a esta plataforma decidi experimenta-la, até porque o meu velhinho P3300 já se ressentia com as exigências dos dias de hoje.

O Android têm diversas virtudes e acho que ninguém consegue ficar indiferente ao facto de todas as funcionalidades do dispositivo serem facilmente acessíveis com o toque do dedo, menus grandes com boas áreas e facilmente ‘clicáveis’. É de fácil e intuitiva navegação, ‘looks good & feels good’. Mas não consigo deixar de referir que o ecrã do meu P3300 era muito mais preciso, uma questão de hardware talvez…

Foi quando realmente necessitei de o pôr a trabalhar no duro que me deparei com as reais dificuldades de uma plataforma talvez mais pensada para a área da diversão do que do trabalho.

O primeiro problema foi e logo à partida um risco assumido por mim, a perda do meu navegador preferido, o TomTom. Esta aplicação não se encontra disponível para este SO. Temos o Google maps e existem outras apps como o Copilot ou o Ndrive disponíveis, prefiro o TomTom, mas ok, consigo viver com isto pensei.

Depois de deparei-me com algumas questões relacionadas com privacidade, não consigo compreender porque é que uma simples aplicação para tomar notas necessita de ter acesso aos meus contactos, sms, localização, etc. Esta é uma situação problemática visto que a maioria das aplicações requer acesso a muita informação para a qual não consigo encontrar pertinência relacionada com o propósito da aplicação. Solução, desinstalar a aplicação e procurar outra. Nunca me deparei com este problema no Windows Mobile pensei.

Por ultimo uma ferramenta para mim imprescindível, o Excel. Na sua maioria as aplicações disponíveis para o Android são limitadas e grande parte não permite a edição de documentos. Necessito de uma aplicação disponível mesmo no caso de não ter rede logo a solução Google esta posta de parte e a alternativa passou por adquirir a app “documents to go”. É aqui que as comparações com o velhinho Windows Mobile ganham relevância. Ao contrário do Android, o WM com um hardware cuja capacidade da memoria e processador é significativamente inferior consegue abrir um livro de Excel com 5 folhas num ápice, não existe peca de consistência nas formatações, as formulas funcionam todas correctamente, compatibilidade 100% assegurada quando o xls é transferido para o PC, é o mínimo que se pode esperar de uma folha de calculo. Tenho de voltar ao Windows Mobile pensei…


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: